Projeto de Aprendizagem “Trânsito”
Coordenadora:
Professora:
Cleide Maria Amorim
Período: 1º Turma: B
- Ano: 2012
Quantidade: 26
Alunos
- PÚBLICO ALVO:
Alunos e Comunidade em Geral.
2. TEMA:
O
Trânsito.
3. PROBLEMA:
O
Trânsito e as crianças.
4. OBJETIVO:
Conscientizar as crianças sobre a
importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes
linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
Promover momentos de aprendizagem que permitam a criança conhecer e vivenciar
situações de circulação no trânsito, seja pedestre ou passageira e contribuir
para a segurança, paz, harmonia e civilidade no trânsito.
5.
CERTEZAS PROVISÒRIAS:
- No Trânsito acontece acidentes.
- Tem que usar capacete.
6.
DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
- Posso andar no trânsito sem observá-lo e
sem prestar atenção?
- Posso desrespeitar as regras e
sinalização...
7.
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
COMPONENTE CURRICULAR
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
Língua
Portuguesa
|
Linguagem Oral
|
Desenvolver atitudes coerentes à paz no
trânsito, através de debates e conversação de
forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação
de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
|
Matemática
|
Semáforo
|
Conhecer o significado das cores
|
Geografia
|
Meios de Transporte;
Profissionais
do trânsito;
|
Reconhecer e nomear os diferentes
tipos de transportes e suas finalidades;
Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e
suas regras, através de palestra com o agente de trânsito.
|
Ciências
Naturais
|
Clima
|
Compreender
as dificuldades no trânsito em épocas
chuvosas e o desgaste das estradas.
|
Ciências
Sociais
|
Leis de Trânsito
|
Conhecer sinais e regras de trânsito.
|
Arte
|
Placas de Trânsito
|
Orientar-se no trânsito através
das sinaleira, faixa de segurança e
placas.
|
9.
METODOLOGIA:
•Observação
do trânsito nas proximidades da Escola; Rodas de conversa e reflexões
sobre o tema; Relatos de trajetos feitos
pelas crianças.
•Distribuição de panfletos em frente a escola para que a comunidade se
conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
•Identificar os meios de transportes que circulam em
nosso país, relacionando-os com o trânsito.
...
• Músicas;
• Conscientização sobre o estacionamento de carros;
• Palestra;
• Confecção de semáforo;
• Visita do guarda de trânsito ou um agente, para falar sobre as regras do trânsito;
• Confecção de placas de advertência, cartazes; • Textos informativos;
• Pesquisas;
• Recorte e colagens;
• Desenho e pintura;
• Conscientização sobre o estacionamento de carros;
• Palestra;
• Confecção de semáforo;
• Visita do guarda de trânsito ou um agente, para falar sobre as regras do trânsito;
• Confecção de placas de advertência, cartazes; • Textos informativos;
• Pesquisas;
• Recorte e colagens;
• Desenho e pintura;
10. CRONOGRAMA:
AÇÃO
|
ABRIL
|
MAIO
|
JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
|
Escolha do tema
|
X
|
||||
Pesquisa
|
X
|
X
|
X
|
||
Confecção de Placas de Advertência,
Cartazes
|
X
|
X
|
|||
Distribuição de Panfletos
|
X
|
||||
Palestra com Guarda ou Agente de Trânsito
|
X
|
11.AVALIAÇÃO:
A participação dos alunos nos debates, conversas, momentos de reflexão e
envolvimento social (relação escola-comunidade), propiciando novas posturas no
trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário