terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto de Aprendizagem



Projeto de Aprendizagem “Trânsito”
Coordenadora:                                                                                                                      
Professora:                                                                                                              Cleide Maria Amorim
Período: 1º    Turma: B  -  Ano: 2012
Quantidade: 26 Alunos


  1.  PÚBLICO ALVO:
           Alunos e Comunidade em Geral.

      2.  TEMA:
           O Trânsito.


      3.  PROBLEMA:
           O Trânsito e as crianças.


      4.  OBJETIVO:
           Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa. Promover momentos de aprendizagem que permitam a criança conhecer e vivenciar situações de circulação no trânsito, seja pedestre ou passageira e contribuir para a segurança, paz, harmonia e civilidade no trânsito.


      5.   CERTEZAS PROVISÒRIAS:
             - No Trânsito acontece acidentes.
             - Tem que usar capacete.


      6.   DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
             - Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
             - Posso desrespeitar as regras e sinalização...







       7.   ÁREAS DE CONHECIMENTO:
COMPONENTE CURRICULAR
CONTEÚDO
HABILIDADES
Língua Portuguesa
 Linguagem Oral
 Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates e conversação de  forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
Matemática
Semáforo            
Conhecer o significado das cores

Geografia
Meios de Transporte;


Profissionais do trânsito;
Reconhecer e nomear os diferentes tipos de transportes e suas finalidades;     Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestra com o agente de trânsito.
Ciências Naturais
Clima
Compreender as dificuldades no trânsito em épocas  chuvosas e o desgaste das estradas. 
Ciências Sociais
Leis de Trânsito
Conhecer  sinais e regras de trânsito.
Arte
Placas de Trânsito
Orientar-se no trânsito através das  sinaleira, faixa de segurança e placas.

9.    METODOLOGIA:

Observação do trânsito nas proximidades da Escola; Rodas de conversa e reflexões sobre o tema; Relatos de trajetos feitos  pelas crianças.
•Distribuição de panfletos  em frente a escola para que a comunidade se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
•Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito. ...
• Músicas;
• Conscientização sobre o estacionamento de carros;
• Palestra;
• Confecção de semáforo;
• Visita do guarda de trânsito ou um agente, para falar sobre as regras do trânsito;
• Confecção de placas de advertência, cartazes;                                                                   • Textos informativos;
• Pesquisas;
• Recorte e colagens;
• Desenho e pintura;

 
10. CRONOGRAMA:
 AÇÃO

 ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO
Escolha do tema
X




Pesquisa
X
X
X


Confecção de Placas de Advertência, Cartazes



X


X

Distribuição de Panfletos



X

Palestra com Guarda   ou Agente de Trânsito





X


          11.AVALIAÇÃO:                                                                                                       
                 A participação dos alunos nos debates, conversas, momentos de reflexão e envolvimento social (relação escola-comunidade), propiciando novas posturas no trânsito.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário